11/11/2020 :: Que profissional você quer ser?

Novidades

Categorias:

2020-11-11

Que profissional você quer ser?

O Fórum Econômico Mundial WEF indicou, recentemente, que as três principais habilidades requeridas pelas organizações nos próximos cinco anos, aqui no Brasil, são: aprendizagem ativa, pensamento analítico e criatividade. Se, em 2018, 65% dos líderes entrevistados esperavam que os funcionários adquirissem as competências do futuro, em 2020 esse número atingiu 94%, ou seja: tê-las é mais que necessário.

 

Vou falar brevemente de cada uma delas, começando pela aprendizagem ativa: você sabe o que significa o termo?

 

Para deixar a questão bem clara, vou usar como exemplo, o ambiente acadêmico, com o qual tenho bastante familiaridade. O professor, de modo geral, norteia o aluno com conceitos e referenciais bibliográficos. Mas cabe apenas ao estudante ir além das indicações do docente e se debruçar sobre outros autores, ter acesso a novas teorias e aprofundar o conhecimento inicial repassado pelo mestre. Quando ele age assim, aprende de forma ativa e autônoma.

 

No universo corporativo, o profissional com aprendizagem ativa exerce o mesmo papel do estudante acadêmico: é aquele que busca conhecimentos para além dos que lhe são transmitidos e está sempre ávido por novas experiências, desde que elas façam sentido a seu propósito de carreira.

 

O pensamento analítico, por sua vez, deve existir de forma holística na vida do profissional. Este necessita de olhar crítico/ apurado para o mercado que o rodeia bem como para as informações que recebe. Essa, sem dúvida, é uma das competências intrínsecas para que você seja visto como alguém com credibilidade e respeito, capaz de despertar confiança em tudo que fala, faz e produz.

 

A alta capacidade de análise está, inclusive, interligada à aprendizagem ativa, sabia? Isso porque à medida em que você aprende de forma autônoma e independente, passa a expandir seus horizontes com rigor, critério e, sobretudo, qualidade. Consequentemente terá mais senso crítico/ seletivo para fazer suas escolhas. Além disso elas nunca serão efetuadas na base do achismo ou do senso comum, mas somente por meio da pesquisa e da rígida avaliação dos mais diversos cenários.

 

Não posso esquecer de destacar ainda que a postura analítica também favorece a criatividade, afinal quanto mais você investiga e apura, maior será a possibilidade de ter novos insights, o que dá vazão a ideias inovativas e pioneiras. E verdade seja dita: é impossível viver neste mundo sem pensar antes de agir ou simplesmente reproduzir o que já vem sendo feito. É hora de criar e recriar mesmo em meio às complexidades dos atuais processos.

 

O momento que hoje vivemos pede, ou melhor, exige essas três competências, desenvolvidas de forma intercalada. São exatamente elas quem irão definir e separar os profissionais protagonistas, que estão mergulhando e se desenvolvendo neste novo cenário, daqueles que apenas veem o barco passar sem fazer nenhum movimento.

 

Qual deles você quer ser?

Voltar