27/11/2019 :: O que você tem feito para deixar legado por onde passa?
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O que você tem feito para deixar legado por onde passa?
Muitos grupos são conhecidos por reunirem integrantes com competências parecidas que, juntas, trazem coesão ao time. Alguns líderes, inclusive, reforçam esse argumento com as seguintes afirmações: “Minha equipe é muito sagaz.” “Os membros da equipe que coordeno são assertivos em suas colocações.” “Inteligência estratégica é o ponto forte da minha equipe.” Está errado pensar assim? Óbvio que não. Porém não podemos nos esquecer que cada pessoa tem suas singularidades, que somadas constituem a força do coletivo. E é justamente a marca registrada de cada um de nós, que devemos sempre considerar para demarcar território e deixar algo de especial nos lugares por onde passamos, o nosso legado.
E a pergunta que volto a fazer, aqui, é a mesma do título: o que você tem feito para deixar legado por onde passa? Quando me refiro ao legado, automaticamente faço uma associação à identidade, ou seja, aquilo que é único e que nos diferencia dos outros 7,7 bilhões de pessoas no mundo.
Por mais que em nossas relações profissionais sejamos levados à seguir modelos e padrões determinados, carregamos um estilo que nos identifica, uma especificidade que é inerente ao nosso estilo de trabalho ou de gestão. Essas características são as marcas através das quais nossos pares nos conhecem. Elas são pegadas que vamos deixando pelo caminho, até mesmo para não nos perdermos de nossos princípios, metas e, principalmente, propósitos.
Pensando em tudo isso que disse acima, vale a pena refletir sobre o tipo de história que você vem construindo? Quais são, de fato, os seus maiores potenciais? Aproprie-se deles para deixar sua marca.
Se você, por exemplo, é líder e tem alta habilidade para extrair a melhor performance de seu time, por que não explorar sua expertise? Se inteligência emocional é o que te diferencia dos demais, evidencie essa aptidão no seu dia a dia.
Seja qual for a competência mais acentuada de seu comportamento, busque-a e desenvolva-a com disciplina por meio do autoconhecimento. Com o passar do tempo, as suas características mais latentes podem fazer de você peça chave das tomadas de decisão na organização. Quando conquistar esse nível de credibilidade, certamente já estará a um passo de construir um forte legado.
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