11/03/2019 :: Inteligência mercadológica: um diferencial para os líderes de alta performance

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2019-03-11

Inteligência mercadológica: um diferencial para os líderes de alta performance

Grandes líderes que se destacam têm vários aspectos em comum. Talvez por isso, existem diversos textos e artigos acadêmicos sobre as características de um gestor de sucesso. Uma delas, particularmente, me chama atenção: o fato deles conseguirem visualizar o futuro do contexto no qual estão inseridos e aproveitarem as oportunidades antes mesmo delas se tornarem nítidas para outras pessoas. Essa capacidade de antecipar tendências tem nome e sobrenome no universo corporativo: inteligência mercadológica.

De forma simplificada, a inteligência mercadológica aparece em um profissional quando ele consegue ter ‘visão de águia’, ou seja, busca por nichos ainda não explorados por outras empresas.

Este tipo de inteligência é extremamente importante para qualquer profissional, principalmente para os líderes da atualidade, que querem desempenhar seu papel com alta performance. Isso porque através dela é possível prever possíveis crises e formatos de gestão que, se bem explorados, podem otimizar resultados para o time que ele coordena e até mesmo para a organização.

A inteligência mercadológica pode ser usada, por exemplo, para uma análise das competências que serão mais valorizadas no futuro da empresa, conforme novas atuações que ela vier a assumir. A partir desse mapeamento, é possível preparar e desenvolver os colaboradores para essas mudanças e, com isso, alinhar o time em torno do que o mercado deseja.

A inteligência mercadológica pode ser usada também, para a identificação de novos nichos de mercado e potenciais clientes. Dessa forma, o gestor pode propor um projeto capaz de atender as demandas dos stakeholders, de acordo com a realidade atual da organização.

Além desses exemplos, ela [a inteligência mercadológica] pode ser usada ainda para desenvolvimento de projetos em qualquer área, trazendo uma série de benefícios para a empresa. Ao usá-la em sua liderança você consegue, não só, identificar novas oportunidades de atuação, como também se tornar mais criativo, identificar tendências de consumo e criar um diferencial competitivo para o negócio.  

A boa notícia é que essa competência pode ser adquirida e treinada por meio de cursos ou através do processo de Executive Coaching. É importante dizer que atualmente existem poucas empresas que contam com gestores capazes de identificar novas oportunidades e analisar o mercado com profundidade. Portanto, se você quiser pertencer a esse seleto time, invista em sua carreira e comece, agora, a buscar novas formas de desenvolver a inteligência mercadológica. Seus resultados serão ainda mais potencializados.

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