26/09/2018 :: Comunicação: ferramenta fundamental para a liderança

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2018-09-26

Comunicação: ferramenta fundamental para a liderança

Não é segredo dizer que neste mercado altamente competitivo e globalizado dos dias de hoje, as empresas buscam cada vez mais processos enxutos, ágeis e otimizados. Dentro desta realidade, equacionar velocidade de resposta às mais variadas demandas sem abrir mão da qualidade requer colaboradores muito engajados, com senso de urgência e visão sistêmica. Estes atributos não são natos. Quem já nasceu com essas características, pode até se dar bem na carreira, mas as condições do ambiente organizacional e o papel da liderança são fundamentais para que o time desenvolva essas competências.

O “x” da questão é: como despertar no time a motivação necessária para que ele se envolva no negócio e tenha sentimento de dono? A resposta está na forma como o líder se comunica com o grupo.

No mundo do trabalho, a comunicação pode promover o alinhamento ou o total desajuste de todos os processos. Só não é possível ignorá-la. Mesmo quando ignoramos, já estamos comunicando algo, que pode ser entendido como desrespeito ou falta de transparência. E aí não podemos subestimar as consequências, as vezes catastróficas, para a ineficiência ou ruídos na comunicação do gestor com sua equipe.

Um processo eficaz de comunicação melhora, consideravelmente, o clima organizacional, promove maior engajamento das pessoas com as metas e resultados e cria um processo cíclico, onde à medida em que os colaboradores têm um sentimento de pertença ao time, passam a ficar mais atraídos pelo sucesso do grupo.

Para garantir essa comunicação eficaz é importante que o líder tenha total percepção de como ele gerencia o fluxo da informação, tanto para os colaboradores, quanto entre eles. É fundamental também que o processo de comunicação verticalizado e baseado na velha hierarquia dê espaço a um modelo mais dinâmico e fundamentado no diálogo.

O líder que sabe o valor da comunicação para o seu trabalho, entende as dores do time e se dispõe a uma liderança servidora, ou seja, ele desce do palco e se junta aos demais da equipe. Também é importante que este líder se expresse de forma autêntica e direta, sem agenda oculta. Lembre-se que a base de qualquer relação de confiança está na coerência daquilo que se diz com aquilo que se faz. Isso não tem nada a ver com expor assuntos de caráter sigiloso, mas em dizer a verdade até quando a verdade for algum assunto que não pode ser dito.

É válido destacar ainda que comunicação pressupõe interação. Sendo assim, se você exerce papel de liderança, ouça o que a sua equipe pensa verdadeiramente a respeito de um assunto. Esse comportamento é um convite para um ambiente de diálogo aberto. Neste sentido, novos canais de comunicação, aproveitando as tecnologias sociais cada vez mais presentes na vida das pessoas e os aplicativos, podem oferecer um importante apoio para promover a interatividade.

Por fim, não esqueça de envolver seu time na resolução de problemas e criação de ideias. Essa conduta faz com que os colaboradores passem a se sentir “embaixadores da marca”.

Ah! E leve sempre consigo uma frase: Há bons comunicadores que não exercem liderança, ao menos a liderança formal, mas não se encontra bons líderes sem habilidade de comunicação.

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