27/04/2020 :: Como liderar em momentos de complexidade?

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2020-04-27

Como liderar em momentos de complexidade?

Nestes tempos de pandemia de coronavírus, o home-office e as reuniões on-line tornaram-se a realidade de milhares de organizações espalhadas mundo afora. Muitas jamais cogitavam trabalhar desta forma e, agora, se viram obrigadas a se adaptarem ao novo contexto. Nesse sentido surge o questionamento principal, que nomeia o artigo de hoje.

Para buscar a resposta da pergunta que propus no título, é necessário, primeiramente, que o líder repense acerca do conceito de que “a equipe está no mesmo barco”. Na verdade, o time está debaixo da mesma tempestade, navegando no mesmo mar, mas não necessariamente na mesma embarcação, afinal cada um recebe este momento de forma diferente.

Sendo assim, para que o líder consiga que todos sigam no mesmo barco, ou seja, juntos, é necessário escutar o time e entender como o grupo vivencia esta fase. Desse modo ele será capaz de buscar os elementos comuns ao coletivo. Isso pressupõe envolver as pessoas, torná-las protagonistas da situação, trazer à tona o senso de pertencimento e, principalmente, estar aberto às propostas de como os liderados querem trabalhar e serem acompanhados. Esse é o momento de novos combinados.

Parafraseando o pensador canadense Charliton Albert, conhecimento é saber que o tomate é um fruto. Sabedoria é não misturá-lo à salada de frutas. Nesse momento em que vivemos, o líder precisará de doses generosas de sabedoria. Embora o cenário que paira no horizonte ainda seja uma incógnita, a postura sábia do gestor consistirá, justamente, na forma como ele irá se posicionar neste ambiente.

Para isso é fundamental que ele se autoquestione e opte por agir e não reagir às circunstâncias adversas da ocasião, o que envolve a criação de planos de ação.

Um exemplo que trago para ilustrar tudo isso que disse acima pode ser encontrado no depoimento que recebi, recentemente, de uma cliente, responsável pelo gerenciamento de uma equipe na área de tecnologia. No instante em que ela se viu dentro de casa com o filho [um bebê de pouco mais de um ano], a primeira coisa que fez foi programar um plano de ação junto ao marido: decidiram levar e buscar a secretária diariamente em casa para que a mesma não corresse risco de se contaminar com a COVID-19 em possíveis aglomerações no transporte público. Desse modo ela conseguiu trabalhar por home-office com tranquilidade.

Durante este período de trabalho à distância que vivenciamos até aqui, ela já delegou algumas funções importantes aos membros da equipe para que todos se sintam responsáveis pelo trabalho. O resultado desta adaptação já está sendo superpositivo, o que acarretou o aumento da produtividade de todo o time. A cliente já estuda, inclusive, permanecer com o home-office após o término do isolamento social, pelo menos em alguns dias da semana.

Esse êxito foi possível porque ela não se lamentou. Apesar de viver um momento de insegurança, comum a todos nós, não se curvou: parou, repensou, planejou, se adequou ao contexto e trouxe o time para o mesmo barco, a partir de sua sabedoria.

É óbvio que não haverá uma fórmula certa e homogênea para todos seguirem. Cada líder terá que criar suas próprias regras, alinhadas com os colaboradores, para que todos possam fazer entregas dentro prazo estabelecido e, sobretudo, com qualidade, afinal não podemos esquecer que as empresas almejam sempre o melhor resultado.

E você, já sabe quais as competências vai extrair de si mesmo e do seu time para enfrentar este período de complexidade?

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