24/01/2019 :: Como gerir pessoas de culturas diferentes

Novidades

Categorias:

2019-01-24

Como gerir pessoas de culturas diferentes

Você já ouviu falar em liderança multicultural? Este termo refere-se à gestão de pessoas de culturas diferentes, algo que tem se tornado muito comum nas grandes organizações, que costumam ter filiais em várias partes do mundo.

Quer um exemplo prático? Imagine, você [líder], ter em sua equipe um colega chinês e outro americano. Com certeza, em alguns aspectos, o perfil profissional de cada um deles é bastante diverso. Em comum, todos vocês têm o mesmo objetivo de realizar grandes projetos, fazer a empresa crescer e se destacarem cada vez mais profissionalmente. Imagine ainda poder saber sobre a cultura deles por meio de uma conversa e aprender sobre um país novo ouvindo quem veio de lá. Ou ainda apresentar seu país aos estrangeiros e mostrar a cultura local, nossos hábitos e costumes.

Viu como é possível construir uma boa relação com os expatriados? Tudo é questão de percepção. Você pode achar enriquecedor ter dois colegas de países e culturas diferentes trabalhando ao seu lado, ou então, reclamar todos os dias porque eles pensam diferente e ainda cometer o equívoco de acreditar que não tem nada a aprender com eles. Pensar assim mostra preconceito e apenas vai dificultar suas relações interpessoais, resultados no trabalho e prejudicar sua carreira.

Portanto, o ideal é que, como profissional, você abra sua mente, vença suas crenças limitantes, receba bem seus colegas e dê a eles o mesmo tratamento que gostaria de receber se estivesse num país diferente, com pessoas diferentes e uma cultura totalmente nova. Desenvolva a empatia e seja um bom anfitrião. Tenha, sobretudo, um olhar relativizador. Lembre-se que determinadas características que seus colegas apresentam podem, inclusive, ser úteis em sua gestão.

Não esqueça também de sensibilizar seus liderados locais a serem abertos e flexíveis com estas diferenças e mostrar como isso pode ser uma fonte de aprendizado, amadurecimento e enriquecimento para todos.

Na prática isso quer dizer que o líder deve buscar conciliar estas diferenças, fazer delas um diferencial competitivo e mostrar a todos os seus colaboradores a importância de respeitar os membros da equipe que possuem uma forma de agir, ser e pensar diferente daquela pregada pela cultura local.

Isso vale também para mudanças regionais, aquelas feitas de uma parte para outra do Brasil. Como nosso país é muito grande, rico e diferenciado culturalmente, pode haver alguns choques culturais mesmo entre brasileiros. Portanto, como líder você deve buscar unir esta diversidade cultural e fazer dela uma aliada na construção dos resultados que a empresa deseja alcançar.

Voltar