29/10/2007 :: Plano de Negócios: Muito mais que um documento uma ferramenta de gestão
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Plano de Negócios: Muito mais que um documento uma ferramenta de gestão
Quando se fala em Plano de Negócios, normalmente, empreendedores, micro e pequenos empresários logo pensam em um documento que poderá viabilizar a possibilidade de buscar recursos financeiros, sempre escassos. Logo que conseguem, este “documento” vai para uma gaveta e por lá fica esquecido.
Plano de Negócios é muito mais que um simples documento. Tem a finalidade maior de analisar o negócio e a viabilidade econômico-financeira do empreendimento. Com sua utilização, realizamos o planejamento e definimos o caminho a percorrer para atingir os objetivos e metas que traçamos.
Através dele, analisamos a estrutura que precisaremos para atingir o sucesso esperado. Realizamos uma criteriosa análise do ambiente que estaremos inseridos, que segmento e clientes queremos atingir, quem são nossos concorrentes, como agir e reagir às suas pressões. Traçamos a estratégia de marketing, baseado em conceitos básicos (produto, preço, praça e promoção). Ele nos conscientiza que temos responsabilidades com nossos colaboradores e com a comunidade onde a empresa está inserida e realizamos o orçamento dos recursos financeiros necessários, adquirindo assim vantagem competitiva frente a quem não planeja, só age por instinto.
Isto não quer dizer que nos escravizaremos a uma ferramenta que engessa nossa capacidade de pensar e de tomar decisões. Pelo contrário, o Plano de Negócios não é um instrumento estático. Ele pode e deve ser alterado, de acordo com o rumo que o mercado tomar, até porque ele, o mercado, é muito dinâmico, muda constantemente devido as mais diversas variáveis que se apresentam em uma economia globalizada.
Portanto, não percamos tempo, vamos buscar o sucesso nos negócios, administrando de forma organizada e enterrando o “achômetro” que tem levado muitos bons negócios para o buraco.
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