23/11/2005 :: Obtendo resultados no setor automotivo: o papel da orientação ao mercado

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2005-11-23

Obtendo resultados no setor automotivo: o papel da orientação ao mercado

Introdução

As intensas e profundas transformações políticas, econômicas, culturais, sociais e tecnológicas que vêm ocorrendo atualmente têm exigido das organizações uma ampla reformulação nas suas estruturas e estratégias para que se mantenham competitivas. Como não poderia deixar de ser, o setor automobilístico também vem sendo bastante afetado por tais mudanças, o que indica a necessidade de uma nova postura frente aos desafios do mercado.

De acordo com Ferro (1995), tem-se verificado um aumento crescente da competição na indústria automobilística brasileira, desde a abertura do mercado ocorrida no início da década de 1990. Tal abertura de mercado permitiu a instalação de novas montadoras multinacionais no país, trazendo consigo diversas marcas de automóveis importados e aumentando a necessidade de implementar estratégias organizacionais e mercadológicas capazes de incrementar a sua capacidade competitiva.

Entende-se, portanto, que para que possam sobreviver e crescer, as empresas que atuam na indústria automobilística brasileira devem desenvolver vantagens competitivas sustentáveis, por meio da implementação de estratégias mercadológicas eficazes, sendo imprescindível atender às necessidades e aos desejos dos consumidores. Para tanto, torna-se mister a adoção de uma postura de orientação ao mercado.

O Marketing Science Institute (MSI) tem destacado a orientação ao mercado como um dos assuntos prioritários de pesquisa na administração contemporânea (Narver, Slater & Tietje, 1998). Day (1994) ressalta ainda que a orientação ao mercado é um dos temas centrais da administração de marketing e estratégia. Isso porque a implementação da orientação para o mercado tem se apresentado como um diferencial capaz de incrementar a competitividade e lucratividade das organizações, o que tem despertado um grande interesse dos acadêmicos e dos praticantes de marketing (Homburg, Workman & Krohmer, 1999).

À luz dessa importância, ressalta-se que, nos últimos dez anos, pesquisas conceituais e empíricas sobre os diferentes aspectos de orientação para o mercado têm sido publicadas na literatura de marketing, principalmente em relação à investigação do impacto da orientação para o mercado sobre a performance das empresas (Deshpandé, 1999). Entretanto, propostas distintas do que é orientação ao mercado, com base nas diversas dimensões do construto, têm sido um assunto relegado pela academia (Greenley, 1995).

O problema da presente pesquisa baseia-se no fato de que, apesar da orientação ao mercado ser de grande importância para a competitividade das organizações e de existirem diferentes escalas para mensurá-la, ainda não existem na literatura brasileira estudos comparativos entre elas, o que limita a avaliação do seu real impacto nos resultados das empresas.

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