15/04/2008 :: Monografia - Relatório de Estágio Supervisionado em Administração
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Monografia - Relatório de Estágio Supervisionado em Administração
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado no período de maio à outubro de 2007 pela estagiária Maria Vitória Abreu na cidade de Belo Horizonte – MG no 34º. Grupo Escoteiro Uirapuru.
Sua realização deveu-se à carência de prospecção de novos membros de idades entre 11 e 17 anos para o 34º Uirapuru.
A partir das análises baseadas nas necessidades deste público alvo e do grupo escoteiro, foram desenvolvidas atividades com o objetivo principal de prospectar novos membros, e ao mesmo tempo, conscientizar os jovens a respeito dos problemas ambientais e sociais que enfrentamos.
De acordo com os conceitos de administração mercadológica e dos setores de concentração abordados nos capítulos 4 e 5, Ambiente de Marketing e Comunicação Integrada de Marketing, neste trabalho foram reunidas as àreas da alta administração e finanças, e utilizadas as principais ferramentas de propaganda, venda pessoal, divulgação do produto e da praça, componentes dos Mix de Promoção e de Marketing.
Podem ser nitidamente destacadas duas importantes etapas deste trabalho, a primeira, realizada no primeiro semestre de 2007, em que foram definidos a instituição que apoiaria o trabalho, bem como seus dados gerais, histórico e organograma; a problematização e justificativas do projeto, a explanação da àrea e dos setores de concentração, a proposta, os objetivos gerais e específicos, a metodologia e a previsão do cronograma de atividades.
A segunda etapa, constituída de ações práticas, foi desenvolvida no segundo semestre de 2007 e abordou as atividades de aplicação de questionários em quatro bairros próximos ao grupo escoteiro, a análise das respostas obtidas a partir dos questionários a fim de facilitar campanhas futuras do 34º Uirapuru, a promoção da imagem do grupo escoteiro e do Escotismo aliadas à proteção ambiental e cidadania, e a identificação dos caminhos de propaganda e venda pessoal mais viáveis para ampliar futuras propostas de prospecção de membros.
Nos últimos anos, é notável a importância atribuída à necessidade da preservação do meio ambiente e aos conceitos de cidadania ainda tão 14 ausentes em nossa sociedade. A partir da visão de construção de valores à longo prazo, partindo da juventude como disseminadora de idéias e sendo eles, os jovens, os próximos responsáveis pela condução da nossa sociedade, neste trabalho houve grande preocupação com a conscientização ambiental e social, pelo princípio de que a partir de um trabalho voltado para os jovens, serão colhidos no futuro os frutos advindos deste esforço.
Há uma questão que será respondida ao fim deste trabalho. Se ainda existem profissionais de marketing que se perguntam: é possível realizar campanhas institucionais que aliem os objetivos das instituições à conscientização do público alvo para questões ambientais e sociais de forma a criar uma sociedade mais justa, participativa e que valorize sua organização? Estes irão se surpreender.
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