13/02/2006 :: Gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso na empresa ACEPLAC

Artigos

Categorias:

2006-02-13

Gestão estratégica de recursos humanos: estudo de caso na empresa ACEPLAC

RESUMO

Estudos em grandes organizações mostram uma evolução da Administração de Recursos Humanos que passa a participar da estratégia global da empresa. O objetivo deste relato de experiência é descrever e analisar as mudanças na Aceplac – Acesita Placas S/A, empresa de médio porte, situada na região do Vale do Aço, cidade de Timóteo, em Minas Gerais, através de um estudo de caso.

O estudo trata do período de 1994 a 1997, quando a empresa criou e implantou um programa denominado “Gestão pelo pegar fazendo certo”, um modelo de gestão nos moldes dos adotados pelas grandes empresas nesta década, com visão participativa, buscando o crescimento pessoal e a capacitação profissional, através de diversos programas. Os resultados alcançados foram satisfatórios mas sua continuidade foi prejudicada por decisões estratégicas de sua controladora, a partir de mudanças no ambiente de negócios.

INTRODUÇÃO

Este artigo descreve e analisa transformações das ações de recursos humanos, adotando foco estratégico, em empresa de médio porte, através de um estudo de caso na Aceplac – Acesita Placas S/A, empresa localizada no chamado Vale do Aço, cidade de Timóteo, em Minas Gerais.

A empresa abordada acreditava no espírito de compromisso, empenho, dedicação, amor e carinho dos seus empregados como fatores importantes do seu sucesso, não obstante ser subsidiária de uma grande empresa. Apesar de seus avanços em termos de lucratividade e tratamento dos empregados, a Aceplac passou por transformações direcionadas pela controladora sob a alegação das necessidades de reestruturação da organização para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo, o que impediu a análise do futuro das ações modernizantes em recursos humanos.

 A empresa, com foco na “Gestão Educadora e Gestão pela Qualidade”, determinados pela sua controladora, desenvolveu e trabalhou durante quatro anos um programa denominado “Gestão pelo Pegar Fazendo Certo”, um modelo de gestão participativa e de reconhecimento dos empregados com as características da sua realidade e também com objetivos de aumentar a sua produção e sua lucratividade, inerentes ao processo capitalista.

 Algumas informações importantes sobre a história da Acesita Placas S/A - ACEPLAC serão mencionadas com o intuito de mostrar a evolução da produção, todo o esforço concentrado em implantar um novo sistema de Recursos Humanos na empresa; a importância dada à segurança no trabalho; a tentativa de captação de novos clientes; alguns investimentos realizados para melhorar a condição de trabalho; o aproveitamento do quadro de pessoal; os investimentos realizados no processo produtivo e como a empresa entendia o meio ambiente como parte do seu negócio.

Baixe o artigo completo, clique aqui.

Voltar