29/05/2000 :: Gestão de Recursos Humanos com foco estratégico
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Gestão de Recursos Humanos com foco estratégico
A área de Recursos Humanos (RH) representa, em sua prática diária, o elo de ligação entre três elementos: a realidade social, política, econômica e cultural - a organização na qual encontra-se inserida e suas peculiaridades e os indivíduos que nela trabalham, cada qual com características únicas e singulares. Diante disso, estudos nas organizações mostram uma evolução da Administração de Recursos Humanos (ARH), onde ações com foco estratégico devem ser propostas, acreditando no espírito de compromisso, vontade de ganhar, garra, dedicação, amor e carinho dos empregados como fatores importantes de sucesso nas organizações. Assim, a proposta é que ARH passe a participar da estratégia global da empresa.
Estrategicamente é importante que a área de Recursos Humanos esteja ligada diretamente à presidência da organização, tendo o papel de elaborar políticas e diretrizes para a área, dar apoio e suporte aos gerentes, atuando como um consultor interno. Compete ao RH criar as ferramentas que propiciem a melhoria contínua nas condições de trabalho e estimulem a comunicação interna, através de programas como portas abertas, entrevistas e reuniões programadas, trabalhando para que a informação entre as equipes flua de forma harmônica, sem ruídos.
As organizações procuram no primeiro momento atender às necessidades básicas dos empregados: infra-estrutura de banheiros e refeitórios, transporte, alimentação, uniformes, equipamentos de segurança, moradia, plano de saúde. Atendida estas necessidades, valoriza-se os empregados através da implantação de um Plano de Cargos e Salários e de programas de incentivo. O objetivo é o crescimento do ser humano que vem como bandeira para se conseguir resultados, permitindo a participação das pessoas e enfatizando que a base de tudo é a emoção humana, associada a métodos e técnicas dominadas através de educação e treinamento.
Programas conhecidos e com resultados comprovados:
Café com o Presidente
Um canal aberto entre o empregado e a empresa, onde são tratados assuntos e situações relativos à Empresa ou não, fortalecendo as relações.
Idéias em Ação
Programa voltado para a apresentação de sugestões e projetos, em grupos, objetivando contribuir para a preparação de um ambiente conjunto entre empresa/empregado; buscar a eliminação de acidentes de trabalho; aumentar o rendimento funcional do trabalhador e sua qualidade de vida; valorizar a iniciativa e participação voluntária; desenvolver o espírito de equipe; facilitar as condições de trabalho; e minimizar reclamações dos clientes internos e externos.
Empregado Destaque
Projeto desenvolvido para avaliar a participação do empregado nas suas atividades e nos programas implantados na empresa, objetivando estimular o comprometimento, a auto disciplina, a auto-estima e ter flexibilidade para enfrentar mudanças.
Incentivo ao estudo
Implantação de programas visando buscar a formação dos empregados, permitindo-lhes vislumbrar melhores oportunidades internas e uma melhoria de sua empregabilidade.
Kanban Saúde
Programa de manifestação do estado psico-emocional dos empregados, que visa a colaboração mútua entre os colegas, melhoria no relacionamento interpessoal e nas condições de trabalho.
Ginástica na Empresa
O programa Ginástica na Empresa tem como objetivo principal a melhoria na qualidade de vida, preparação para jornada de trabalho e redução do número de acidentes.
Relaxar Sem Parar
O programa consiste em uma pequena parada nas atividades com o intuito de conscientizar os empregados da importância de se dar um tempo, de relaxar, de se despertar para sair da rotina, sendo a participação voluntária.
Caça aos Talentos
Teatro, artes plásticas, música, talento e muita criatividade podem compor também o cenário das organizações. Procura-se incentivar os empregados buscando a identificação destes talentos proporcionando treinamentos, oportunidades de apresentação em eventos internos e viabilizando a participação em eventos externos.
Participação nos Resultados
Programa de participação nos resultados voltado para o incentivo aos empregados, no sentido de alcançarem as metas estabelecidas junto à empresa, o que gera maior interesse e comprometimento dos empregados com os resultados.
Concluindo, podemos demonstrar que uma empresa não é vitoriosa só por valorizar seus recursos humanos, mas por ser capaz de ter um modelo de gestão integrado, em que eles tenham um papel decisivo para o seu sucesso. São muitas as histórias de empresas, em todos os cantos do mundo, que têm feito enormes investimentos de tempo e de recursos na introdução de modernas técnicas de gestão. Mas sem resultados animadores. São muitos os fracassos. São poucos os sucessos. Por quê? Geralmente, o ser humano é esquecido. As organizações precisam investir e acreditar no grande diferencial que é contar com pessoas felizes.
Ao abordar a estratégia de recursos humanos há uma tendência de enfatizar-se mais o discurso do que a prática, não ocorrendo de fato, a participação da área de RH na elaboração da estratégia organizacional. Fica uma proposta de atuação, onde a prática venha confirmar o discurso.