03/08/2006 :: Barreiras à Comunicação Interna

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2006-08-03

Barreiras à Comunicação Interna

Entende-se por Comunicação Interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento ágil e transparente da direção com o público interno e externo”.

Nos últimos anos a Comunicação Interna tem sido mais valorizada nas empresas, mas é preciso ainda derrubar uma série de tabus e, sobretudo dificuldades. Fatores estes que são diretamente ligados a democratização da estrutura formal das organizações que têm uma hierarquia rígida e autoritária.

De acordo com pesquisa realizada em 2002 pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) a respeito de Comunicação Interna, cerca de 82% das 100 empresas pesquisadas aumentaram os investimentos em Comunicação Interna nos últimos cinco anos.

É um engano então, imaginar que a Comunicação Interna se restringe apenas a circulação de um jornal. Em muitos casos estes house organs têm uma pauta que não incluem os empregados como sujeitos ativos do seu processo de produção.

Os Principais Fatores de Resistência à Comunicação Interna são:

- Sujeito Indeterminado: é o grande vilão é àquele que ninguém sabe quem falou ou o que falou. Consequentemente acontece o “disseram para fazer assim”; ou seja, ninguém sabe quem falou e o que falou. É preciso começar a dar nome aos bois citando as fontes e divulgando os autores. Como por exemplo, na divulgação de assuntos no mural.

- Ausência de feedback: conversar, reunir, comunicar, informar, apresentar mensalmente os resultados do setor e o que está sendo feito e quais as contribuições das ações realizadas para o bem da empresa e de seus funcionários.

- Líderes que guardam informação só para eles: retenção de informação faz parte do jogo do poder, pois, quem tem mais informação, via de regra, consegue ocupar mais espaço organizacional. Os detentores dessas informações sentem-se envaidecidos e protegidos. O principal desafio é fazer o “dono” da informação perceber que a informação transmitida contribuirá para todos e consequentemente o exibirá para o alto escalão dando a ele o prestígio que tanto gosta.

- Não confundir informação sigilosa com guardar segredo: divulgar corretamente os fatos cotidianos da empresa tanto para o público interno como para externo. A maioria das empresas comunica A, mas não COM, sem compartilhar as informações.

- Ausência de Equipes Multidisciplinares: comunicação interna moderna tem equipes multidisciplinares que totalizam todas as atividades com base em uma organização formatada pelos departamentos responsáveis da empresa (RH, RP, Marketing, DP, Jornalismo) utilizando novos sistemas e métodos com simplicidade, originalidade e criatividade.

- Resistência dos Diretores e Presidentes: os gestores empresariais além da preocupação diária com a qualidade total de seus produtos e serviços precisam iniciar a busca pela excelência também na comunicação com seus públicos estratégicos (funcionários, fornecedores, acionistas, clientes, empresa, autoridades). Muitos têm resistência em criar canais de comunicação ágeis e ativos por receio de fragmentarem a hierarquia dentro da empresa. O resultado desta atitude em nada colabora com a empresa que cria então, as famosas “rádio corredor“ ou uma rede de boatos que em contrapartida, geralmente elege líderes não declarados que transmitem informações na maioria das vezes não oficiais. Gestores que se dedicaram a implementar planos de comunicação interna com sucesso contaram com o apoio de funcionários dispostos a contribuir.

Portanto, empresa moderna atua no conceito de Comunicação Total: conjunto de ações necessárias para que uma marca, produto, serviço e/ou informações cheguem de forma surpreendente e, com resultados atingindo o público interno e externo.

O Guia Exame das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar dá as mais importantes dicas para uma Comunicação Excelente:

1 – Comunicação Transparente: deixar claro o que a empresa quer e para onde quer ir.

2 – Comunicação é via de mão dupla: funciona com a mesma eficiência debaixo para cima, como de cima para baixo.

3 – Possui mecanismos formais que facilitam a abertura da Comunicação: meios disponíveis a todos.

4 – Preocupa-se em informar o empregado sobre tudo o que pode afetar sua vida.

5 – Informa os empregados sobre fatos que podem mudar a empresa antes que os jornais o façam.

Fontes: Guia Exame; Rego, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação Empresarial: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura. Summus, 1986.

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