16/02/2009 :: Algumas idéias para enfrentar a crise
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Algumas idéias para enfrentar a crise
De acordo com o Novo dicionário da Língua Portuguesa, escrito por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, “crise” é uma fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos fatos, das idéias. Portanto, temos certeza que ela vai passar.
Enquanto isso, o pequeno e médio empresário podem driblar esta turbulência econômica, buscando formas e tomando decisões que possam amenizar este momento. Não há uma receita pronta, mas, se estamos vendo crise, podemos também enxergar oportunidades. Para isso, sugerimos algumas ações que podem minimizar o impacto desse momento, em sua empresa, sem muito prejuízo no bolso.
1. Seja realista. A crise vai passar e você só precisa se preparar para o tempo que ela durar. Ouça o que alguns especialistas dizem, pois em alguns casos eles acertam nas previsões, além de serem formadores de opinião. Não dê ouvidos a apenas estatísticas que são dadas pelos jornais.
2. Faça um levantamento de seu estoque. Verifique os itens que não têm girado nos últimos três meses, verifique a margem de lucro desses produtos e planeje uma promoção, com uma margem mais reduzida.
3. Não demita seu funcionário. Isto só transfere a crise de lugar, em um contexto geral. Não se esqueça de que, se você demitir, terá que assumir algumas tarefas que aquele funcionário fazia e o trabalho, a executar, lhe tomará o tempo de planejar e descobrir estratégias de negócios.
4. Reduza os custos financeiros. Se você trabalha com mais de dois bancos, analise qual tem as menores taxas de manutenção de conta, juros etc. e vá centralizando suas contas no banco que lhe oferece as melhores vantagens. Verifique a possibilidade de reduzir taxas de juros e renegociar contratos.
5. Seja criativo com o cliente. Use sua criatividade para abrir novas frentes de negócio. Chegou o momento de pesquisar quais clientes deixaram de comprar e fazer contato. Atualize seu cadastro de clientes, busque novos e tenha um relacionamento pró-ativo.
6. Não cancele os investimentos em divulgação e propaganda. Uma das piores coisas que você pode fazer neste momento é retirar o seu nome da mídia.
7. Controle as despesas. Planeje bem as visitas que terá que fazer. Faça visitas produtivas, ou seja, planeje suas saídas para clientes de tal forma que possa visitar mais de um na mesma região, sem retornos constantes e, ainda, possa visitar fornecedores e, por exemplo, ir ao banco.
8. Faça um levantamento minucioso dos custos. Analise seu ponto de equilíbrio para focar naqueles produtos que lhe darão retorno e não serão facilmente abandonados pelos seus clientes. Faça o mesmo com seus clientes. Quais lhe estão dando um bom retorno e quais você precisará rever a estratégia de atendimento.
9. Faça um estudo das compras nos últimos 12 meses. Chegou o momento de verificar a possibilidade de devolução, repasse ou outra estratégia para diminuir o seu estoque e gerar recursos. Para alguns tipos de negócio há a possibilidade de você ceder o seu espaço para que o fornecedor coloque os produtos dele em consignação, o que seria uma boa estratégia, pois deixar sua loja sem mostruário também causa má impressão no cliente.
10. Tenha uma visão sistêmica de sua empresa. Apesar de serem concorrentes, os outros negócios semelhantes ao seu, estão passando pelo mesmo período de crise. Se você tem trabalhado isolado, o momento é oportuno para ficar atento ao que está acontecendo com o seu ramo, o que as associações estão fazendo, pois empresas que fazem parte de uma cadeia produtiva organizada têm mais chance de sobreviver.
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