01/03/2011 :: A LOGÍSTICA COMO FATOR COMPETITIVO NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
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A LOGÍSTICA COMO FATOR COMPETITIVO NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Atualmente, as empresas vivem um mercado altamente aquecido, competitivo e inovador, onde todas as mudanças têm uma repercussão acelerada. Este novo cenário é caracterizado pela busca por maior competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados às expectativas dos Clientes.
A existência de consumidores exigentes e com diferentes necessidades a serem atendidas, faz com que essas empresas busquem novas formas de conquistas, novos mercados e uma nova maneira de gestão de seus negócios, para a fidelização dos seus clientes.
Também é importante sintetizar que juntamente com a busca da satisfação de seus clientes, essas empresas não podem esquecer-se de proporcionar um retorno satisfatório para o capital investido pelos acionistas, que assim vão garantir a permanência do negócio.
Desta forma, a empresa estará aumentando suas chances de se manter no mercado ao qual está inserida, e também, tendo melhores condições de enfrentar seus concorrentes.
Toda e qualquer ideia, estratégia ou inovação, será um fator de extrema importância para sua permanência no mercado. Não podemos deixar de relatar que, se todo o corpo estrutural da empresa (setores) não estiver sincronizado e ligado nas mudanças internas e externas, não fornecerão uma base sólida no desenvolvimento das atividades.
Entretanto, somente num passado recente é que as organizações empresariais reconheceram o impacto vital que o gerenciamento logístico pode ter na obtenção da chamada vantagem competitiva (CHRISTOPHER, 1997). Bowersox e Closs (2001), em concordância com Novaes (2001), relatam que, antes da década de 50, não havia conceito formal ou teoria sobre logística integrada. Nessa época, as funções hoje aceitas como logísticas eram geralmente consideradas como operações de apoio ou de suporte, um centro de custos.
Para Fleury e Lavalle (2000), o que vem fazendo da logística um dos conceitos gerenciais mais modernos são dois conjuntos de mudanças. O primeiro é de ordem econômica. Dentre as principais, a globalização, o aumento das incertezas nos mercados, a proliferação de produtos e as maiores exigências de serviços. Em seu conjunto, esse grupo vem transformando a visão empresarial sobre logística, que passou a ser vista não mais como uma simples atividade operacional, mas sim como uma atividade estratégica, uma ferramenta gerencial, fonte potencial de vantagem competitiva.
O segundo é de ordem tecnológica. Enquanto as mudanças econômicas criam novas exigências competitivas, as tecnológicas tornam possível o gerenciamento eficaz e eficiente de operações logísticas mais complexas e demandantes. Na base dessas novas tecnologias está a revolução da Tecnologia de Informação (TI). Microcomputadores, computadores de bordo, coletores de dados, simuladores e otimizadores de rede são algumas das aplicações de hardware e software envolvidas. Combinadas, essas aplicações de tecnologia permitem otimizar o projeto do sistema logístico e gerenciar de forma integrada e eficiente seus diversos componentes.
É importante dizer que o mercado não é algo fixo, mas sim, um mercado de mudanças rápidas, exigindo das empresas flexibilidade em suas decisões, que proporcionarão um ganho no desempenho esperado.
Atualmente, a logística é um fator de grande importância para as empresas, pois proporciona ao cliente desfrutar de serviços alternativos e diferenciados, mantendo a viabilidade de seus negócios. Assim, os clientes, acabam negociando e fechando contratos comerciais apenas com empresas que possam realmente atender aos seus desejos, com um custo razoavelmente aceitável.
No mundo globalizado em que nos encontramos, todas as estratégias e planejamentos são vistos como fatores determinantes no futuro de uma organização. Sendo assim, buscando melhorar a maneira de aumentar a satisfação de seus clientes e de sua futura fidelização, o setor de logística dessas organizações vêem obtendo grande importância nesta disputa acirrada do mundo dos negócios, sendo um fator determinante para as vantagens competitivas e caracterizando-se, cada vez mais, uma forma significativa para a estrutura de custos.
A maioria das empresas estão concentrando seus esforços na melhoria de suas atividades logísticas, como meio de minimização de custos globais e otimização dos níveis de serviço.
Observando essas análises, grande oportunidade se encontra para a realização deste trabalho na área de logística, agregando conceitos logísticos com possíveis estratégias que buscam aumentar e melhorar o nível de serviço e a satisfação dos clientes.
A implantação dessas melhorias afetará positivamente a busca por melhores tomadas de decisões, estrutura de planejamento e atendimento logístico aos clientes e ainda possibilitar uma avaliação de diferentes cenários.
Como a falta de estruturação das operações Logísticas podem afetar a empresa na busca de vantagens competitivas?
Identificar novas estratégias logísticas que geram vantagens competitivas para as empresas, na busca da fidelização de seus clientes, buscar melhores formas de atendimento ao cliente, preparar cenários futurísticos visando melhores distribuições de mercadorias, visando o aumento da lucratividade.
Após esta breve introdução, o presente artigo está estruturado de forma que esclareça ao leitor pontos importantes de estudo. Nas próximas seções será detalhado como o Setor de Logística pode contribuir para a fidelização e melhoria do nível de serviço a ser oferecido aos clientes. Por fim, será realizada a conclusão do estudo.
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